O que é VPN?

SSL VPN

Frequentemente, nem todos os funcionários de uma empresa têm acesso a um laptop da empresa que possam usar para trabalhar em casa. Durante a crise de corona na primavera de 2020, muitas empresas enfrentaram o problema de não terem equipamento suficiente para seus funcionários. Nesses casos, muitas vezes recorre-se ao uso de um dispositivo privado (PC, laptop, tablet, celular). Neste caso, as empresas recorrem à solução de um SSL-VPN, que geralmente é implementada por meio de uma caixa de hardware correspondente.

Geralmente o pré-requisito é um navegador compatível com HTML-5, que é usado para acessar à página de login da empresa. Os navegadores compatíveis com HTML-5 estão disponíveis para praticamente qualquer sistema operacional. O acesso é protegido por um nome de usuário e senha.

VPN site-a-site

Uma VPN site-a-site é basicamente uma rede privada destinada a disfarçar intranets privadas, permitindo que os usuários dessas redes seguras acessem recursos mutuamente.

Uma VPN de site a site é útil se você tiver vários locais em sua empresa, cada um com sua própria rede local (LAN) conectada à WAN (Rede de Grande Extensão). VPNs de site a site também são úteis se você tiver duas intranets separadas entre as quais deseja enviar arquivos sem que os usuários de uma intranet acessem explicitamente à outra.

As VPNs site-a-site são usadas principalmente em empresas de grande porte. Eles são complexos de implementar e não oferecem a mesma flexibilidade que as VPNs SSL. No entanto, eles são a maneira mais eficaz de garantir a comunicação dentro e entre grandes departamentos.

VPN Cliente-a-Provedor

Conectando por meio de um Cliente VPN pode ser interpretado como se você estivesse conectando seu PC doméstico à empresa com um cabo de extensão. Os funcionários podem discar para a rede da empresa a partir de seu escritório residencial por meio de uma conexão segura e agir como se estivessem no escritório. No entanto, um cliente VPN deve primeiro ser instalado e configurado no computador.

Isso envolve o usuário não estar conectado à Internet através do seu próprio ISP, mas estabelecer uma conexão direta através do seu provedor de VPN. Isso basicamente diminui a fase do túnel da jornada da VPN. Assim, em vez de usar a VPN para criar um túnel de criptografia para disfarçar a conexão com a internet existente, a VPN pode criptografar automaticamente os dados antes de disponibilizá-los ao usuário.

Esta é uma forma cada vez mais comum de VPN, especialmente útil para provedores de Wi-Fi pública desprotegida WLAN. A solução impede que terceiros acessem e comprometam a conexão de rede e criptografa dados até o provedor. Também impede que os ISPs acessem dados que, por qualquer motivo, permaneçam sem criptografia e contorna quaisquer restrições ao acesso do usuário à Internet (por exemplo, se o governo daquele país restringir o acesso à Internet).

A vantagem desse tipo de acesso VPN é uma maior eficiência e acesso universal aos recursos da empresa. Desde que um sistema telefônico apropriado esteja disponível, o funcionário pode, por exemplo, conectar-se ao sistema com um alto-falante e agir como se estivesse no local de trabalho da empresa. Por exemplo, os clientes da empresa não conseguem nem saber se o funcionário está trabalhando na empresa ou em seu escritório doméstico.

Como instalar uma VPN no meu computador?

Antes de instalar uma VPN, é importante se familiarizar com as diversas maneiras de implementá-las:

Cliente VPN

O software deve ser instalado para clientes VPN independentes. Esse software está configurado para corresponder aos requisitos do terminal. Ao configurar a VPN, o terminal executa o link de VPN e se conecta ao outro terminal, criando o túnel de criptografia. Nas empresas, esta etapa geralmente requer a introdução de uma senha emitida pela empresa ou a instalação de um certificado apropriado. Ao usar uma senha ou certificado, o firewall pode reconhecer que esta é uma conexão autorizada. O funcionário, então, se identifica por meio de credenciais de seu conhecimento.

Extensões para navegador

As extensões de VPN podem ser adicionadas à maioria dos navegadores da web, como Google Chrome e Firefox. Alguns navegadores, incluindo o Opera, possuem suas próprias extensões VPN integradas. As extensões tornam mais fácil para os usuários alternar e configurar rapidamente sua VPN enquanto navegam na Internet. No entanto, a conexão VPN é válida apenas para as informações compartilhadas neste navegador. O uso de outros navegadores e outras utilidades da Internet fora do navegador (por exemplo, jogos online) não podem ser criptografado pela VPN.

Embora as extensões do navegador não sejam tão abrangentes quanto os clientes VPN, elas podem ser uma opção apropriada para usuários ocasionais da Internet que desejam uma camada extra de segurança na Internet. No entanto, elas estão mais suscetíveis a violações. Os usuários também são aconselhados a escolher uma extensão confiável, pois coletores de dados pode tentar usar extensões VPN falsas. A coleta de dados é a recolha de dados pessoais, como o que os estrategistas de marketing fazem para criar um perfil pessoal seu. O conteúdo da publicidade é personalizado para você.

Roteador VPN

Se vários dispositivos estiverem conectados à mesma conexão de Internet, pode ser mais fácil implementar a VPN diretamente no roteador do que instalar uma VPN separada em cada dispositivo. Um roteador VPN é especialmente útil se você deseja proteger dispositivos com conexão à Internet que não são fáceis de configurar, como TVs inteligentes. Eles podem até mesmo ajudar no acesso a conteúdo com restrição geográfica imposto por meio de seus sistemas de entretenimento doméstico.

Um roteador VPN é fácil de instalar, sempre fornece segurança e privacidade e evita que sua rede seja comprometida quando dispositivos inseguros se conectam. No entanto, pode ser mais difícil de gerenciar se seu roteador não tiver sua própria interface de usuário. Isso pode fazer com que as conexões de entrada sejam bloqueadas.

VPN de Empresa

Uma VPN de empresa é uma solução personalizada que requer configuração e suporte técnico personalizados. A VPN geralmente é criada para você pela equipe de TI da empresa. Como usuário, você não tem influência administrativa da VPN em si e suas atividades e transferências de dados são registradas por sua empresa. Isso permite que a empresa minimize o risco potencial de vazamento de dados. A principal vantagem de uma VPN corporativa é uma conexão totalmente segura à intranet e ao servidor da empresa, mesmo para funcionários que trabalham fora da empresa usando sua própria conexão de internet.

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2019. Light Informática. Todos Direitos Reservados.

💬 Podemos ajudar?
Escanear o código